sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Trabalhadores de baixa renda ganham terras em Buriti dos Lopes

A Ilha do Patiaca, na zona rural do município de Buriti dos Lopes, a 309 quilômetros ao Norte de Teresina, pertencente ao patrimônio da União, será doada aos trabalhadores de baixa renda que habitam o local e que há muito reivindicam a posse da área. O termo de sessão foi assinado no fim da semana passada pela ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.

São mais de 2,5 milhões de metros quadrados de terra no leito do rio Parnaíba, onde trabalham 88 famílias, com cerca de 400 pessoas, que moram na região. A área agora será destinada à regularização fundiária.

A ocupação da ilha por trabalhadores sem terra de baixa renda vinha sendo contestada por fazendeiros de Buriti dos Lopes, que alegam serem proprietários da área. Só que a ilha ocupa uma área inundável do rio Parnaíba e por isso é considerada como propriedade da União.

Os pequenos agricultores usam as terras da Ilha do Pitiaca para o cultivo da agricultura de subsistência, especialmente de arroz. Para assinar o termo de cessão das terras para a Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Ilha do Patiaca, o Ministério do Planejamento atendeu parecer favorável da superintendência estadual da Secretaria de Patrimônio da União, com sede na cidade de Parnaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA VALER SEU NEGOCIO

aqui vc pode

 
mix ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates