terça-feira, 6 de setembro de 2011

Veja como foi o programa especial da TV Cidade Verde em Parnaíba

Foto: Francisco Brandão/Proparnaiba.com
A Caravana 25 anos da TV Cidade Verde, emissora afiliada do SBT no Piauí, apresentou o Jornal do Piauí ao vivo nesta segunda-feira, dia 05, direto do Complexo Cultural Porto das Barcas em Parnaíba.
Veja como foi:

Prefeito José Hamilton quer Parnaíba referência na saúde, educação e turismo

O prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco (PTB), afirmou, durante entrevista na Cavarana 25 anos, direto do litoral, que trabalha para transformar a cidade em um centro de referência em saúde, educação e turismo.
 
Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com
 
“Na década de 40, Parnaíba estava entre as 60 cidades de maior destaque na economia do país. Esse movimento era promovido pela força da cera de carnaúba. Agora, queremos voltar a cidade para esse patamar”, explica o gestor.
 
Outro ponto defendido pelo prefeito é capacitação dos profissionais. Segundo o prefeito, cerca de 12 mil parnaibanos estão matriculados em cursos superiores. Isso representa quase 7% da população acreditando na força do ensino.
 
 
“Parnaíba quer se transformar em referencia na saúde, educação e turismo e para isso, temos que investir em educação. O delta do Parnaíba tem uma preservação ambiental que impressiona, teremos em breve um curso de medicina. Isso nos estimula a crescer”, disse José Hamilton.
 
Além do desenvolvimento econômico, o prefeito defende o revigoramento da cultura e da política no município litorâneo que é a segunda cidade mais importante do Piauí. 
 
Caravana 25 anos
O prefeito José Hamilton parabenizou a iniciativa da TV Cidade Verde em cair na estrada e mostrar os traços do Estado escondidos pelas cidades do interior. Na oportunidade, o gestor se solidarizou com Amadeu Campos e desejou saúde e um regresso breve.
 
 
“Aproveito para mandar um grande abraço ao Amadeu. Ele é uma pessoa que tem prestado grandes serviços ao Estado do Piauí através da comunicação. Que ele possa se restabelecer logo. Boa sorte”, desejou.
 
Lívio Galeno
 

Cabesativa é atração musical no Jornal do Piauí especial de Parnaíba

Quem já foi a Parnaíba e não viu um show da Cabesativa não aproveitou bem a cidade. A banda é uma das mais conhecidas por fazer músicas polêmicas que falam de temas como impunidade, consciência e liberdade de expressão. Nesta segunda-feira (5), o grupo se apresentou ao vivo no Jornal do Piauí e falou um pouco sobre sua história.
 
Thiago Amaral/Cidadeverde.com
 
Cabesativa surgiu há 11 anos e faz questão de não ter uma definição quanto ao seu estilo. "Costumo dizer que a banda não tem uma definição, só sentimento. Não posso defini-la, só senti-la", disse um dos vocalistas, Caetano Neto.
 
 
Atualmente com nove músicos, Cabesativa está se preparando para a produção do seu primeiro DVD, que será gravado aqui mesmo em Parnaíba, no Porto das Barcas, onde o Jornal do Piauí está sendo apresentado. "O projeto ainda não tem um nome, mas já há bastante expectativa em torno dele. Acreditamos que até o final do ano conseguiremos produzi-lo e em 2012 vamos comemorar seu lançamento", disse Caetano.
 
Cabesativa já lançou dois CDs, "De ambas as partes" e "Lados positivos". Ao vivo no Jornal do Piauí, os músicos cantaram as músicas "Volta por cima", que trata do tema da superação; "Rabo preso", que fala da liberdade de expressão e "Piauí terra boa", uma homenagem ao Estado.
 
 
Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
 

Bernardo Carranca, o folclore vivo de Parnaíba, se apresenta no Jornal do Piauí

Natural de Esperantina, mas criado em Parnaíba, Bernardo Carranca é praticamente um folclore vivo da cidade. Ele ficou conhecido desde cedo, por ser o vocalista da banda Os Grilos, criada em 1967. Ao vivo no Jornal do Piauí, ele mostrou aos telespectadores o motivo de tanta fama.
 
Thiago Amaral/Cidadeverde.com
 
A banda surgiu em um momento de grandes transformações para a juventude parnaibana. Os filhos de famílias influentes, herdeiros de fortunas, formavam suas bandas com a novidade da época, as guitarras elétricas, um luxo para os anos 60. Eles cantavam até em inglês, imitando seus ídolos. Nesse momento surgiu a banda Os Grilos, na qual Bernardo Carranca era o vocalista e sua principal característica era a arte do improviso: Cheio de carisma, nunca se incomodou em atender ao pedido de um fã sobre essa ou aquela música.
 
Com o fim da banda, Bernardo começou sua carreira solo. Depois de algum tempo criou a banda "Os meninos de ouro", depois "Embalo 2000", "Quarta Dimensão" e os famosos esquemas, em cinco épocas diferentes. Atualmente forma um desses esquemas com o filho Marconi e o pianista Zé Airton.
 
 
Hoje, aos 64 anos, Carranca acabou de gravar um DVD, com mais de 3 mil cópias vendidas, onde interpreta os grandes nomes da MPB, em sucessos novos e antigos, passeando pelo bolero, rock, forró, brega e até marchinhas de carnaval, mas como ele mesmo diz: "a paixão é o reggae"! 
 
Ao vivo, Bernardo cantou a música "A desconhecida", de Fernando Mendes, e fez sucesso entre o público presente no Porto da Barca, centro de Parnaíba.
 
 
Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
 

Parnaíba comemora aniversário três vezes no ano. Veja o motivo!

A cidade de Parnaíba (350 km de Teresina) comemora seu aniversário em três datas diferentes no ano. São elas 11 de junho, de 1711, 18 de agosto de 1762 e 14 de agosto de 1844. Para entender o motivo de tanta comemoração, o Jornal do Piauí ao vivo da Caravana 25 anos apresentado direto da terrinha faz um aparato histórico do município.
Thiago Amaral/Cidadeverde.com
Em 18 de agosto de 1762 foi criada a Vila de São João da Parnaíba. A transferência da sede do povoado da Fazenda de Gado, conhecida como Testa Branca, para as proximidades do entreposto da guarda de animais e acondicionamento da carne bovina, impulsionou a indústria de charque e acelerou o desenvolvimento da região.
Outra data comemorativa é a dos 300 anos de criação da Vila Nossa Senhora do Mont Serrat, oficializada em 11 de junho de 1711. O terceiro dia do aniversário de Parnaíba é dia 14 de agosto, quando se festeja a emancipação política do município. Parnaíba foi elevada à categoria de cidade há 167 anos e naquele período já era referência na Europa e no mundo pela influência comercial e política.
Outros momentos históricos
Outra data é ainda mais importante para a história do Piauí e do Brasil do que para a própria Parnaíba. Foi aqui que em 1822 piauienses se reunirão e declararam a adesão à Independência do Brasil, proclamada dias antes por Dom Pedro, às margens do Ipiranga. Era 19 de outubro, data que depois se tornou o Dia do Piauí.
Por ter sido a primeira vila do Norte do Brasil a proclamar a independência, Parnaíba foi agraciada pelo imperador Dom Pedro I, com o título de "A metrópole das províncias do Norte" e Simplício Dias da Silva foi convidado a ser o primeiro presidente dessa província.
A posição geográfica favorável e a comunicação marítima com a Europa trouxeram à Parnaíba as linhas de pensamento, a moda, as novidades e até as características da construção civil que era tendência no outro continente. Era um trampolim intelectual que facilitava a formação de líderes importantes na cidades.
Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)

Pedra do Sal: conheça as curiosidades do local mais romântico do município


Localizada a 18 km de Parnaíba, a praia Pedra do Sal atrai a todo tipo de gente, especialmente os turistas, surfistas e ambientalistas.Dos ovos de tartaruga ao intenso vento que gera a energia eólica, tudo ali é marcado por magia e riquezas naturais. A Pedra do Sal fica no bairro Ilha Grande de Santa Isabel e chama atenção pelo conjunto de rochedos e lendas que circulam por suas redondezas.

A praia divide seus 6 km de extensão em dois lados completamente distintos: o lado da praia mansa, que fica de frente para o nascente e é um incrível balneário que atrai famílias de todos os lugares e o lado da praia brava, de frente para o poente, ideal para as práticas de esporte, como o surfe. A Pedra do Sal recebeu esse nome porque é possível ver o sal depositado em buracos nas pedras quando a água evapora.
Lenda do Morro do Gemedor
Entre os inúmeros contos dos pescadores, uma das principais estórias contadas na Pedra do Sal é a lenda do Gemedor. Segundo ela, a índia Intã, da tribo Tremembé, gostava de passear pela praia deserta e em um desses passeios encontrou desmaiado um náufrago de pele branca, que logo a encantou. Sabendo do perigo que seu príncipe corria, caso sua tribo o encontrasse, a índia o arrastou até uma cabana. Alguns dias se passaram e o jovem se recuperou e correspondeu ao amor de Intã, mas a praia foi invadida por altas marés e tempestades de dunas soterraram a cabana. A lenda conta que Intã continua a gemer nos braços de seu amor e diz que quem visita o morro consegue escutar esses gemidos.
Ninhos de Tartarugas
A Pedra do Sal também é palco de um dos mais belos fenômenos naturais: o nascimento de tartarugas marinhas. Nas areias da praia há ninhos de duas espécies do animal. A menor é a Tartaruga de Oliva e a maior é a Tartaruga de Couro. Ambas as espécies estão em extinção e seus ninhos são monitorados e preservados por biólogos e voluntários.
Potência em energia eólica
Outro fator interessante da Pedra do Sal é a existência dos 20 cataventos da usina eólica, que têm capacidade de 18 mega Walts. Eles foram construídos em 2008, depois de um estudo relacionado às correntes de vento que atingem o litoral piauiense. A energia captada é comercializada para a empresa Eletrobrás.

Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)

Teófilo canta ao vivo a música "Pedra do Sal"

E já que falamos na praia de Parnaíba, nada melhor do que ouvir ao vivo no Jornal do Piauí desta segunda-feira (5) o cantor, parnaibano da gema, Teófilo Lima, com a música "Pedra do Sal", inspirada nas belas paisagens do local mais romântico do município.  
"Estava havendo um festival para escolher o hino da Pedra do Sal e eu estava com saudades, porque estava há muito tempo em Teresina. E hoje essa música faz parte do meu repertório, eu a canto com todo o carinho onde eu vou", explicou o cantor.
Teófilo Lima e banda são uma das mais conhecidas atrações da região. Eles agitam as férias e as noites do litoral do Estado. Atualmente o músico está finalizando o seu terceiro álbum, que leva seu nome "Teófilo" e traz letras fortes nas quais o artista fala de suas origens, regionalismo e ainda viaja pela mistura de ritmos com a indiscutível batida  rock'n'roll, estilo já conhecido pelos fãs que o acompanham. A previsão é que o novo CD seja lançado nos próximos dias.
Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)

Parnaíba torna-se centro médico para cidades e Estados vizinhos

O município de Parnaíba (350 km de Teresina) é hoje um promissor centro de atendimento médico para as cidades vizinhas do Norte do Piauí e dos Estados do Ceará e do Maranhão. Com a autorização da instalação do curso de medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a cidade passou a vivenciar ainda mais avanços no mercado econômico.
Os cursos profissionalizantes e de nível superior na área da Saúde têm garantias no mercado local e geram a cada dia novos investimentos na cidade. A Saude é hoje uma das áreas mais promissoras de Parnaíba. São ao todo 25 cursos, mais de 6.500 alunos, distribuídos em três instituições públicas e três instituições privadas de nível superior.
Para melhorar a qualidade de atendimento, há quatro meses o Pronto Socorro e o Samu (Serviço Médico de Urgência) se uniram e passaram a funcionar em conjunto, como um complexo de saúde. Dados do IBGE mostram que a cidade possui hoje 85 estabelecimentos médicos, entre particulares e públicos. Recentemente foi inaugurado o Centro de Especialidades Odival Resende, que atende de forma programada os pacientes dos Postos de Saúde da Família (PSFs) que necessitam de consulta especializada. O estabelecimento conta com 16 profissionais entre 11 especialidades médicas.
Saneamento Básico
Cerca de 70% da população urbana de Parnaíba já recebeu o sistema de esgotamento sanitário, instalado pela Agespisa nos bairros centrais e pela prefeitura nos bairros mais afastados, como Alto Santa Maria e Joaz Souza. Para terminar a instalação e garantir a saúde dos parnaibanos, o sistema aguarda o término das obras da Lagoa de Estabilização, necessário para o processo de tratamento do esgoto.
Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)

Banda centenária é atração do programa especial

A primeira atração musical do Jornal do Piauí desta segunda-feira (5) foi a Banda Simplício Dias, que em 2011 completa 125 anos de existência. A banda já é considerada patrimônio histôrico, artístico e cultural de Parnaíba (350 km de Teresina).
Thiago Amaral/Cidadeverde.com
São ao todo 30 integrantes da Simplício Dias, uma das mais antigas bandas do Piauí. O grupo possui uma trajetória marcada pela atuação de grandes profissionais da música de Parnaíba. Originalmente era chamada de "Lira de Pedro Braga", por conta de seu fundador, Pedro José Braga, clarinetista, compositor e mestre de obras.
A banda surgiu em 1886 e em 1918 ficou sob a tutela do poder público e passou a se chamar "Banda de Música Municipal". No mesmo ano, com a construção da Praça da Graça, os músicos se tornaram a principal atração do local e animava a população todos os finais de semana, contribuindo para os momentos de lazer dos parnaibanos.
Em 2009, através de um projeto de lei, o grupo passou a ser chamado de "Banda Simplício Dias", em homenagem ao parnaibano Simplício Dias da Silva, coronel de milícias e rico proprietário de terras que fundou, no início do século XIX, a primeira Orquestra do Piauí. O homenageado é também considerado o primeiro mecenas (financiador e apioador das artes) do Piauí.
Atualmente, a banda mantêm seu sucesso, sendo vista com frequência nas mais diversas solenidades cívicas e culturais de Parnaíba. No palco do Jornal do Piauí a banda tocou com estilo o Hino da Parnaíba.
Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)

Políticos parnaibanos governaram Piauí por 19 anos

A secular cidade de Parnaíba é berço de grandes nomes da política piauiense recente. Três de seus políticos filhos da cidade governaram o Estado por 19 anos durante o século XX e início do século XXI.
 
No final dos anos 1950, Chagas Rodrigues assume o Palácio de Karnak, mais precisamente em 1958. Dez anos depois ele perdeu seus direitos políticos por divergências com o regime militar, mas antes disso conseguiu se eleger como deputado federal.  Nos anos 1980 lançou-se senador e assumiu seu cargo em Brasília. 
 
Na década de 1970 Alberto Tavares Silva foi nomeado governador pelo regime militar e acabou se tornando um carismático líder de apelo popular e um mito na política piauiense, sobretudo na capital Teresina, onde obtinha grande percentual de votos que lhe elegeram duas vezes senador e deputado federal. 
 
Em 1986, Alberto Silva volta ao governo através de eleição direta, uma das mais disputadas da história do Piauí, na qual derrotou seu adversário Freitas Neto com menos de 1% dos votos de diferença. 
 
A dinastia parnaibana no Karnak retorna oito anos depois com a eleição de Francisco de Assis Moraes Sousa, o Mão Santa, recém-saído da prefeitura de Parnaíba. Contra um forte esquema político, Mão Santa venceu no segundo turno de uma eleição inusitada. Em 1998 ele se reelege com pequena margem de votos, sendo cassado em novembro de 2001, mas voltando ao poder em 2002 quando elegeu-se senador. 
 
Atualmente outro parnaibado em destaque é o vice-govenador Moraes Sousa Filho.  Elivaldo Barbosa (TV Cidade Verde)
 

Associação atribui crescimento econômico de Parnaíba a políticas públicas

Parnaíba vem registrando uma mudança no seu perfil econômico. Essa mudança, segundo o presidente da Associação Comercial local, Luis Pessoa, deve-se à implantanção de políticas públicas na região.
Thiago Amaral/Cidadeverde.com
Antes, o que era caracterizado pelo comércio, marcado pelas importações e exportações, agora vem sendo puxado pelo turismo e os Tabuleiros Litorâneos, com a produção de frutas típicas da região.
Em entrevista ao programa especial da Caravana 25 Anos, Luis Pessoa explicou que a função da Associação Comercial é levar informação e conhecimento aos empresários, ajudando-os a desenvolver seus negócios, trabalhando pela geração de emprego na região.
Leilane Nunes

Conheça Parnaíba, a quarta cidade do Nordeste em desenvolvimento do comércio

A história de Parnaíba (350 km de Teresina) é contada no Jornal do Piauí desta segunda-feira (5) a partir da trajetória de vida do seu Liduíno Aragão, que veio do Ceará há 42 anos, com a noiva. Aqui no município, conseguiu a tão sonhada realização profissional, teve 4 filhos e trouxe os pais e oito irmãos, além de sogros e cunhados.
Thiago Amaral/Cidadeverde.com
A segunda maior cidade do Piauí lhes deu abrigo, emprego e uma história de vida.  "Eu gosto muito de Parnaíba, até minha carne eu quero que seja enterrada aqui. Daqui eu não saio, aqui é bom demais", enfatizou o parnaibano de coração.
Economia
Seu Liduíno viu Parnaíba crescer e se tornar o que é hoje: a quarta cidade do Nordeste em desenvolvimento do comércio. Por aqui, quase 95% dos moradores vivem na zona urbana, o que reflete nos índices econômicos. A agropecuária responde por apenas 3% do produto interno bruto, sendo que a indústria representa 17% e a prestação de serviços 80% do PIB.
A construção civil é também um ramo desse ciclo de desenvolvimento. Além de gerar emprego, a expansão imobiliária confirma o aumento do poder aquisitivo da população. Cada vez mais, construtoras investem em empreendimentos particulares em Parnaíba e há também os programas habitacionais do governo, como o conjuto Raul Barcelar, onde encontramos mais de 800 casas novas.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alberto Teles, aproveitando essa brecha no crescimento do comércio, grupos empresariais nacionais também avaliam a possibilidade de se instalarem no município.
Turismo
Cheia de pontos turísticos, a cidade foi escolhida pelo governo federal como um dos 65 destinos indutores do turismo regional. O título de "Portal para o único delta em mar aberto das américas" alimenta a possibilidade de gerar negócios em diversas atividades, de forma contínua e sustentável. Fora isso, a perspectiva de ser sede da Copa do Mundo dão aos 145 mil habitantes a certeza de que Parnaíba está cada vez melhor. "Tudo que atrai o turista é importante, porque turista atrai dinheiro para a cidade e a população daqui cresce, fica melhor", avalia o comerciante Genildo Nascimento.
Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)

Jornal do Piauí leva caravana 25 anos a Parnaíba; veja ao vivo

O Jornal do Piauí desta segunda-feira (5) está sendo exibido ao vivo de Parnaíba (350 km de Teresina). Tony Trindade apresenta o programa especial direto do Porto das Barcas, centro financeiro da Vila de São João da Parnaíba. Esta é a oitava parada da caravana comemorativa dos 25 anos da TV Cidade Verde.
Do lado de fora do estúdio, Nádja Rodrigues apresenta aos telespectadores um cenário que é hoje um dos pontos turísticos do município: as lojas de artesanato. No passado, enquanto entreposto comercial, por ali passavam todos os produtos que iam e vinham do exterior, como por exemplo a carne de charque.
 
A jornalista Indira Gomes está posicionada na Praça da Graça, no coração cultural de Parnaíba. O local, maior ponto de encontro dos moradores da cidade, também é conhecido como Praça da Fofoca e Senadinho, por conta das habituais discussões sobre políticas travadas naqueles bancos.
 
Na Praça da Graça podemos encontrar o monumento construído em homenagem à Independência do Brasil e a Igreja Matriz, que inclusive está no meio de seus festejos anuais. O Senadinho era originalmente dividido em dois, mas já há um processo de licitação para ser reformado, segundo as orientações do Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA VALER SEU NEGOCIO

aqui vc pode

 
mix ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates